História da Feira

    A primeira edição da Feira da Sucata e da Barganha, em 1999, nasceu de uma proposta educativa diante do impacto ambiental representado pelo aumento da produção de lixo nos centros urbanos. A iniciativa foi bem recebida pela comunidade e teve 50 inscrições iniciais e cerca de 400 visitantes. Em 2008 a Feira foi realizada no campus da USP e registrou cerca de 200 expositores e mais de 10.000 visitantes.

Princípios e funcionamento
    A Feira está pautada no princípio dos “3Rs” da Agenda 21 (estímulo à Redução do desperdício, Reutilização e Reciclagem de materiais). Assim,  os participantes - expositores e visitantes - promovem o consumo responsável ao trocarem, venderem ou comprarem objetos usados que normalmente seriam descartados ou estariam “entulhados” nas casas, bem como resgatam os valores do conserto e reaproveitamento dos materiais.
    As pessoas, entidades, escolas e comerciantes interessados em participar da Feira podem trazer objetos, livros, discos, fitas, roupas, brinquedos e móveis usados para trocar ou vender. O sucesso do evento depende do compromisso dos expositores e visitantes em priorizar a troca de objetos e vender e comprar apenas objetos usados ou reaproveitados.
    O evento está sendo organizado pela Prefeitura Municipal de São Carlos, APASC,  SESC São Carlos e Programa USP Recicla/Agência USP de Inovação e conta com apoio do Grupo Consumo Sol, Asteca Eventos e São Carlos S/A Indústria de Papel e Embalagens