Edição 2008



A décima edição da Feira da Sucata e da Barganha ocorreu no dia 08 de junho, organizada pelo USP Recicla, APASC, Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, Asteca Eventos, Grupo Consumo Sol e SESC São Carlos e recebeu o apoio da Prefeitura do Campus Administrativo da USP - São Carlos e ADB Outdoor.
A Feira foi realizada dentro do campus USP de São Carlos e foi o maior sucesso! Estima-se um público de 11.000 visitantes e 240 expositores (famílias, comerciantes, escolas, instituições, etc).
A Feira é pautada no princípio dos “3Rs” da Agenda 21 (estímulo à Redução do desperdício, Reutilização e Reciclagem de materiais), os participantes (expositores e visitantes) promovem o consumo responsável ao trocarem, venderem ou comprarem objetos usados – livros, discos, brinquedos, roupas, móveis etc. que normalmente seriam descartados ou estariam “empilhados” nas casas. É um evento de cunho educativo, que busca resgatar junto à comunidade, os valores do conserto e reaproveitamento dos materiais, num espírito solidário e cooperativo.
É freqüentada por pessoas de todas as faixas etárias, que têm em comum a preocupação com o meio ambiente. Os participantes (escolas, brechós, sebos, organizações, pessoas) são incentivados a levar suas “sucatas” para o local da Feira com o intuito trocar esses materiais por outros mais úteis.
Na Feira estão presentes ainda atividades lúdicas e artísticas. A décima edição teve uma extensa programação cultural, incluindo peças teatrais e apresentação de bandas regionais.
O compromisso de priorizar a troca, vender e comprar objetos usados, incorporado ao nosso dia-a-dia, sempre que possível, resulta em um exercício de “cidadania planetária” já que nossas escolhas e atitudes cotidianas determinam a qualidade do ambiente em que vivemos: seja nossa casa, o bairro, a cidade ou o planeta.